Anonymous quer destruir o Facebook em 5 de novembro

Grupo hacker informa que ciberataque é motivado pela política de privacidade e dificuldade de apagar dados no site; especialista desconfia de farsa.

O grupo de hackers Anonymous, responsável por diversos ciberataques a empresas e governos, anunciou em um vídeo postado no Youtube uma operação contra a rede social Facebook em 5 de novembro (o que deve lembrar algo para quem gosta do filme V de Vingança).

Alegando preocupação com a privacidade dos usuários e a dificuldade de apagar uma conta na rede social, o grupo quer “matar o Facebook”, informou o site Business Insider na terça-feira (9/8).

No vídeo, o grupo de hackers afirmou que o Facebook tem vendido informações para agências de governos e dando acesso clandestino a empresas de segurança para espionar pessoas de todo o mundo. “Quando um serviço é “gratuito,” isso na verdade significa que eles estão ganhando dinheiro com você e seus dados”, disse o grupo. Além disso, a equipe declara que essas companhias têm vínculos com os governos do Egito e da Síria.

“Não é uma batalha contra o futuro da privacidade e publicidade. É uma batalha pela escolha e consentimento informado”, disse o Anonymous, se referindo ao armazenamento de informações de usuários que deletaram suas contas no Facebook. “Pense nisso e prepare-se para um dia que vai entrar para a históra. 5 de novembro de 2011, #opfacebook”.

Não é primeira vez que os hackers se manifestam contra uma rede social. Quando o Google excluiu as contas do Gmail e do Google+ do Anonymous, o grupo anunciou que criaria um site de relacionamentos próprio, o AnonPlus.

No entanto, há quem aponte que a ameaça pode ser falsa, já que não foi postada no Twitter do grupo nem em seu blog.

O vídeo “foi postado há quase um mês e ainda não havia sido largamente divulgado, se é que chegou a sê-lo, nos canais conhecidos do Anonymous, e os perfis do Twitter que parecem estar associados à ameaça estão inativos”, escreveu Rik Ferguson, diretor de pesquisa em segurança e comunicação na Trend Micro, no blog da empresa.

fonte:http://idgnow.uol.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s