Uma senha única para várias contas? Não faça isso!

Usar a mesma senha para acesso a diferentes sites pode facilitar a ação de hackers e comprometer seus dados.

Quando você sair do seu apartamento, você deixa a porta aberta com suas jóias e objetos de valor em cima da mesa de café? Quando você vai a um restaurante popular, fazer você deixar o seu iPhone e smartphones em cima da mesa e vai fazer compras durante uma ou duas horas?

É claro que não. No entanto, 70% dos habitantes de Hong Kong usam a mesma senha para em média de sete contas online. Esse número chocante vem de uma recente pesquisa encomendada pelo PayPal Hong Kong e realizada via internet pela CityU durante duas semanas neste mês, com mais de 1.200 participantes.

Eu sei: ter muitas senhas é irritante. O pior é que os sites têm critérios diferentes para a sua senha, e alguns até mesmo exigem que você a altere de tempos em tempos.

Felizmente, a Hong Kong Monetary Authority exigiu alguns anos atrás dois fatores de autenticação para serviços bancários online. Isso significa que um banco de Hong Kong pode enviar um sinal com número de série de token (aquela coisa que exibe um código temporário) para cada um de seus clientes. A autenticação de dois fatores é o que permite a entrada e saída no e-channel do Departamento de Imigração em Hong Kong e em Macau: um cartão de identificação com a sua impressão digital embutida e um leitor biométrico de impressões digitais fornecem os dois fatores de autenticação essencial. Isso é boa prática de segurança.

Usar a mesma senha para várias contas é uma prática de segurança extremamente ruim. Existem programas de software para plataformas móveis e fixas que permitem que você gerencie várias senhas – alguns até mesmo geram senhas aleatórias para que você nunca precise se lembrar delas. Em 2011, não há desculpa para usar a mesma senha em mais de um site. Se você estiver comprometido em um deles, você é um alvo fácil em todos os outros.

Como os criminosos quebram senhas? Muitas vezes, através do “brute-force”: um programa computadorizado percorre as combinações possíveis até quebrar sua password. E, claro, ele começa com as mais comuns, que são, invariavelmente, fracas.

Se você faz parte dos 70% que usam a mesma senha em várias contas online, é provável que você não tenha se esforçado um pouco para criar uma senha forte também. O que é uma senha fraca? Confira neste link a lista das vinte senhas mais usadas no mundo.

Por que estou batendo tão forte nesse assunto? Para não ser rude – Eu também tenho dificuldade em lembrar todas as minhas senhas. É grave. Mas também é grave chamar um chaveiro, quando você estiver acidentalmente trancado para fora do seu apartamento. Você prefere chamar o chaveiro ou deixar a porta aberta durante todo o dia?

Segurança significa saber lidar com inconveniências. Existem várias maneiras para simplificar a configuração de muitas senhas diferentes. Ninguém consegue lembrar todas as senhas que precisamos para nossa vida digital, nem devemos esperar por isso. Existem gestores de senhas livres e de baixo custo por aí, para todas as plataformas. Não há desculpa para usar a mesma senha em contas online com seus dados pessoais. Use senhas exclusivas, difíceis de adivinhar para cada conta.Torne-se um alvo móvel para os cibercriminosos.

fonte:http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2011

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s